«

»

Imprimir Artigo

Autor da trilha de Ana Raio e Zé Trovão lança clipe em homenagem à Nova Friburgo

Marcus Viana, autor de trilhas de TV como de Pantanal, Ana Raio e Zé Trovão e O Clone, fez uma música de presente para Nova Friburgo. “Lágrimas da Tempestade” virou um clipe, realizado pela empresa produtora do Programa Atual, que homenageia todos os heróis que estão reconstruindo a cidade!

Biografia de Marcus Viana

Mesmo em contato com a música desde nascido, foi apenas aos 13 anos de idade que Marcus iniciou o estudo do violino, através do professor húngaro Gabor Buza, este discípulo de Carl Flesh. No período compreendido entre 1972 e 1973, vivendo no estado da Pensilvânia, Estados Unidos, Marcus participou da Orquestra Sinfônica de Harvertown, coincidindo com o momento em que deu seus primeiros passos como compositor.

De volta ao Brasil, Marcus classifica-se como violinista titular da Sinfônica de Minas Gerais, lá permanecendo por sete anos. Ao mesmo tempo, incursa no Rock Progressivo ao, inspirado em bandas como Yes e outras que, longo da década de 70 atingiam seu auge, ingressar na banda progressiva “Saecvla Saecvlorvm”, que contava com os também virtuosos Giacomo Lombardi(teclado e piano) e José Audísio (guitarras) e, posteriormente nas bandas “Conclave dos Druidas” e “Ícaro”.

Em 1979, cria o Sagrado Coração da Terra com a proposta de misturar vocal e instrumental numa linha progressiva/sinfônica com ênfase em questões ecológico-ambientais e espirituais, proposta esta que até hoje rege a banda, mas que desde meados dos anos 90, teve de dividir sua importância com a carreira solo de Marcus, que atua como compositor de trilhas para TV, cinema, teatro, ballet e musicais infantis. Seu trabalho paralelo ao grupo em que é lider e fundador, além da Transfonica Orkestra (também sua cria), é reconhecido internacionalmente, expressando-se, por exemplo, com sua indicação ao Grammy Latino de 2001 pelo o disco “Música das Esferas – Terra” na categoria de “Melhor Álbum Instrumental Pop”.

Atvidade até o ano de 2004 inédita na carreira de Marcus Viana, compor de trilhas cinematográficas torna-se mais um tópico em seu extenso currículo como músico. Ao assumir o cargo de produtor musical do longa-metragem brasileiro “Olga” até o ano de 2007, foram mais dois filmes como tal: “As Filhas do Vento” e “O Mundo em Duas Voltas”.

Em 2007 volta a atuar com os músicos Giacomo Lombardi e José Audísio na banda “Saecvla saecvlorum”, com nova formação, em um show na praça do papa.

Discografia

Trilhas sonoras

Pantanal – Suíte Sinfônica (1990)

A história de Ana Raio e Zé Trovão (1991)

Trilhas e Temas – Vol. I (1992)

Trilhas e Temas – Vol. II (1995)

Trilhas e Temas – Vol. III (1998)

Trilhas e Temas – Vol. IV (1999)

Speranza – Trilha Sonora da Novela “Terra Nostra” (2000)

Maktub – Trilhas e Temas da Novela “O Clone” (2001)

Grandes Temas da TV de Pantanal ao Clone (2002)

Trilhas e Temas – Vol. V (2003)

Sete Vidas, Amores e Guerras (2004)

As Filhas do Vento – Trilha Sonora do Filme (2005)

Olga – Trilha Sonora do Filme (2005)

Sinfonia dos Sonhos – Trilhas e Temas – vol. VI (2007)

Link permanente para este artigo: http://www.atual.tv.br/?p=4645

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *